On discount!

Cultivating Emotional Balance Logo

Cultivar o Equilíbrio Emocional

Curso de 8 semanas

Detalhes principais:

Partilha este curso:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Sessão de apresentação:
28 Novembro 17:30 – 18:30

Ganha um lugar GRÁTIS

Inscrição

Desconto de inscrição antecipada:

Dias
Horas
Minutos
Segundos
Tens uma conta? Faz .

Currency conversions are estimated and for informational purposes only. All final transactions will be made in euros.

Billing details

Your Products

Product
Quantity
Price
Quantas pessoas?
Desconto de grupo aplicado automaticamente.
50,00

Your order

Product Subtotal
Cultivar o Equilíbrio Emocional - Depósito  × 1
Pagamento:

Depósito

50,00
Subtotal 50,00
Total 50,00
  • Pay directly into our bank account.

Your personal data will be used to support your experience throughout this website, to manage access to your account, and for other purposes described in our privacy policy.

Descrição

As nossas emoções podem ser de grande utilidade para nós e até salvar as nossas vidas, mas muitas vezes acabam por nos causar mais problemas e sofrimento, fazendo-nos sentir, pensar e comportar-nos de formas que estão em desacordo com os nossos ideais e até com a nossa felicidade.

O problema é que, para a maioria de nós, as emoções estão para além do nosso controlo consciente. Os padrões emocionais podem parecer muito difíceis ou mesmo impossíveis de mudar, e as nossas emoções podem muitas vezes apoderar-se de nós e controlar-nos, tornando as nossas ações, sentimentos e pensamentos cegos, impulsivos e compulsivos. As emoções podem roubar-nos a nossa liberdade de escolha, e estão fora do nosso controlo – elas simplemente acontecem, e nós não as ecolhemos.

Mas será que tem de ser assim? E as pessoas que procuram uma maior compreensão das suas emoções e uma maior escolha sobre as suas respostas emocionais? O primeiro passo para a escolha é tornarmo-nos mais conscientes e familiarizados com as nossas experiências emocionais. O treino do CEB coloca a consciência emocional no seu núcleo para ajudar os participantes a aproximarem-se de uma vida de escolha. O seu objetivo é ajudar-te a:

  • Ter as tuas emoções a trabalhar a teu favor, não contra ti;
  • Que a tua experiência das emoções seja construtiva, e não destrutiva;
  • Que tu e aqueles que te conhecem intimamente tenham, no final do curso, a sensação de que mudaste.

Cultivar o Equilíbrio Emocional (Cultivating Emotional Balance – CEB) é um programa de formação concebido para aumentar a felicidade dentro de ti e em relação aos outros, através do cultivo e promoção do equilíbrio mental, e com especial ênfase nas emoções e equilíbrio emocional.

O objectivo do CEB é usar a emoção como um caminho para a transformação. No CEB, iremos explorar e compreender com detalhe o que são as emoções e como funcionam, bem como como podem funcionar destrutivamente para nós, e o mais importante, o que podemos fazer para as transformar e torná-las mais construtivas e úteis. Claro, também vamos pr tudo isto em prática. Não só o faremos às emoções em geral, como também mergulharemos profundamente em cada uma das 7 emoções universais (Raiva, Medo, Surpresa, Nojo, Desprezo, Tristeza e Alegria), juntamente com outras emoções muito presentes e, por vezes, perturbadoras (como a culpa e a vergonha, inveja e ciúmes, etc.).

O objectivo final do CEB é ajudar cada pessoa a encontrar as causas da felicidade genuína e a concretizá-la. O seu foco principal é o papel das emoções nesse caminho e, através do cultivo da inteligência e consciência emocional, transformá-las numa força positiva em vez de um obstáculo nessa direcção. Apesar deste foco especial, o CEB é também um curso muito abrangente, incluindo ensinamentos e práticas de treino da mente e da atenção, a realização da sabedoria e o cultivo de um bom coração.

O CEB integra tradições de sabedoria, ciências contemplativas, psicologia e investigação emocional científicas modernas, numa plataforma secular para a transformação humana. O currículo do CEB apresenta teoria e práticas úteis e profundas, tanto do método e conhecimento científico moderno, incluindo a psicologia, neurociência e medicina, bem como da sabedoria da tradição contemplativa testada ao longo do tempo com milénios de experiência e aperfeiçoamento: o Budismo. (O CEB apenas retira a sabedoria e as práticas destas tradições e não está associado a nenhuma religião, sendo um programa completamente secular aberto a todos, de qualquer origem).
Visita o site oficial do CEB.

Origem e Contexto

Este projecto é um verdadeiro encontro e cooperação entre as duas tradições da Ciência Ocidental com a tradição contemplativa budista, nascendo de um verdadeiro encontro de cientistas e praticantes budistas com um objectivo comum: contribuir para o alívio de todo o sofrimento humano e para a promoção do florescimento e bem-estar humano.

mind-life-meeting-2000-ceb

Este foi o VII Diálogo Mind & Life que teve lugar em 2000 em Dharamsala, sob o tema “Emoções Destrutivas” e como estas emoções se tornam obstáculos para a vida quotidiana. Este encontro de 5 dias foi organizado pelo Dalai Lama e nele participaram o Dr. Richard Davidson (neurocientista), Dr. Paul Ekman (psicólogo e investigador de emoções), Dr. Owen Flanagan (filósofo), Dr. Mark Greenberg (educação sócio-emocional infantil), Dr. Thupten Jinpa (estudioso budista e tradutor a longo prazo do Dalai Lama), Matthieu Ricard (monge budista e doutorado em genética molecular), Dr. Jeanne L. Tsai (psicóloga e investigadora cultural e emocional), Dr. Francisco J. Varela (neurocientista e biólogo), Dr. B. Allan Wallace (estudioso e autor budista), e Daniel Goleman (jornalista científico e autor de Inteligência Emocional e outros livros), que estava encarregue de registar as discussões do encontro e os seus resultados e trazê-los ao público, o que ele fez através do livro Destructive Emotions.

Um dos resultados do encontro foi um plano para criar um treino acessível e secular para ajudar as pessoas a gerir as suas emoções destrutivas. O pedido para este projecto foi feito pelo próprio Dalai Lama diretamente ao Dr. Paul Ekman, que aceitou de bom grado o desafio e, juntamente com o Dr. Alan Wallace e a ajuda de muitos outros, desenhou-o e desenvolveu-o. Desta forma, nasceu o CEB.

Benefícios

Baseado na Ciência

Num estudo em 2011 que examinou os resultados d0 treino emocional em que o CEB se baseia, os investigadores descobriram que os participantes da formação mostraram::

ceb research | Cultivar o Equilíbrio Emocional (curso online)

  • Diminuição significativa da depressão, ansiedade e hostilidade ao longo de 5 semanas
  • Aumento significativo no afeto pelos outros
  • Melhoria significativa na sua capacidade de detectar formas subtis de expressão emocional
  • Menos reactividade emocional e fisiológica a um teste de stress comparado com a reatividade antes do treino

Para quem é este curso

  • Qualquer pessoa que deseje compreender, lidar e viver melhor com as suas emoções; e levar uma vida mais equilibrada e feliz
  • Pode ser aplicado em contextos pessoais, interpessoais e profissionais
  • É completamente secular e aberto a qualquer pessoa de qualquer cultura, origem ou religião
  • Idade: adultos de qualquer idade (18+)

Importante: Aqueles a quem foi diagnosticada uma perturbação psiquiátrica grave, ou que tiveram uma perda recente grave, podem não ser adequados para frequentar este curso neste momento. Se não tens a certeza se este é o momento certo para fazeres este curso, por favor contata-nos.

Pré-requesitos e condições

  • Não há pré-requisitos para participar neste curso
  • Os participantes só devem estar dispostos a envolver-se e vir com a mente aberta
  • Também é altamente recomendável que os participantes estejam dispostos e sejam capazes de passar algum tempo fora das sessões para praticar e preparar-se; a nossa recomendação é de 30 minutos em cada dia, mas depende realmente de cada um e do quanto podes e queres dedicar.

Programa

O curso irá focar-se na aprendizagem das teorias e práticas da psicologia em relação ao equilíbrio emocional, baseado no trabalho do Dr. Paul Ekman, e nas teorias e práticas relevantes do budismo, baseado nos ensinamentos do Dr. Alan Wallace, particularmente focado no cultivo da atenção, no discernimento através da prática de mindfulness, e nas qualidades da bondade, compaixão, alegria empática e equanimidade (os Quatro Imensuráveis). Este curso apresenta o programa do CEB em 24 horas, detalhado abaixo.

  1. Definir uma aspiração
    1. Introdução à felicidade genuína
    2. O caminho da felicidade genuína: atenção, sabedoria, e valores
  2. Compreender as emoções
    1. O que são as emoções
    2. Qual é a sua função?
    3. Como é que elas funcionam?
    4. Gatilho, experiência e comportamento: construindo um modelo para o episódio emocional
    5. Reconhecer as emoções e expressões faciais
  3. Transformar as emoções
    1. Como é que as emoções podem tornar-se destrutivas?
    2. Como é que podemos torná-las mais construtivas?
    3. Antes da emoção: cultivando o equilíbrio mental e trabalhando com gatilhos
    4. Durante a emoção: reconhecer (consciência emocional), recuperar a escolha, e transformar
    5. Depois da emoção: curar e usar episódios emocionais destrutivos para crescer e melhorar
    6. Lidar com e ajudar a melhorar os episódios emocionais dos outros
  4. As 7 emoções universais:
    1. A raiva
    2. Medo e Surpresa
    3. Desagrado e Desprezo
    4. Tristeza
    5. Alegria
    6. Outras emoções importantes (culpa e vergonha, inveja e ciúmes, …)
  5. Cultivar o equilíbrio atencional
    1. Introdução ao equilíbrio atencional
    2. Mindfulness do presente, corpo e respiração
    3. Assentar a mente no seu estado natural
    4. Alcançar a quietude e a tranquilidade mental
  6. Cultivar o equilíbrio cognitivo
    1. Introdução ao equilíbrio cognitivo
    2. A importância de uma atenção equilibrada para o cultivo da sabedoria
    3. As quatro aplicações do mindfulness: corpo, sentimentos, mente e fenómenos
    4. As três marcas da existência e a natureza da realidade: impermanência, vazio (interdependência), e insatisfação
  7. Cultivar o equilíbrio conativo
    1. Identificar as verdadeiras causas da felicidade e do sofrimento
    2. Hedonia e Eudaimonia
    3. Os quatro imensuráveis: Bondade, Compaixão, Alegria Empática, e Equanimidade
    4. Trazendo felicidade genuína à vida diária e ao mundo

Agenda

O curso será composto por 8 sessões semanais de 3 horas cada, num total de 24 horas. A cada sessão é adicionado um pequeno intervalo.
O curso tem um número mínimo e máximo de participantes para poder funcionar. Se não houver participantes suficientes, aos inscritos será oferecido um reembolso total.

2 Janeiro – 13 Fevereiro
Sábados: 9:00 – 12:30

Os horários apresentados podem ser tentativos e sujeitos a alterações. Qualquer alteração será comunicada aos inscritos e serão efetuados reembolsos totais a quem o desejar.

Local

Online
As aulas serão realizadas online através da plataforma Zoom. Os detalhes de acesso serão fornecidos atempadamente a cada participante. Os participantes poderão entrar na sala 10 minutos mais cedo e não haverá tolerância de tempo (os participantes ainda podem entrar se chegarem atrasados).

Requesitos: os participantes precisam de ter um computador (idealmente; um tablet ou smartphone também pode funcionar) com a aplicação Zoom instalada, e uma ligação estável à Internet.

Professor

Filipe Goncalves Rocha 3 | Cultivar o Equilíbrio Emocional (curso online)
Filipe Gonçalves Rocha

O Filipe é o fundador e principal professor do Center for Human Flourishing.  O seu objetivo é ajudar as pessoas a levar uma vida melhor e mais feliz através do cultivo do equilíbrio mental e emocional.
Ele é Professor Certificado de Cultivating Emotional Balance desde 2016.

Custo e pagamentos

Preço completo:

280

Inscrição antecipada:

200

Válido até 30/11

Desconto de grupo

-10%

Para 2+ pessoas juntas

Plano de pagamento: um depósito de 50 euros é devido no momento da inscrição, a fim de confirmar e garantir o teu lugar. O saldo restante de 150 euros deve ser pago até 30/11. A partir dessa data, o preço total (280 euros) é devido no momento da inscrição, e os depósitos deixarão de garantir o teu lugar nem beneficiarão do desconto antecipado.

Reembolsos: reembolsos completos (menos o depósito de 50 euros) são providenciados até 14/12. Para além dessa data, os reembolsos não são mais providenciados, a menos que a tua vaga seja preenchida por outra pessoa. Se o curso for cancelado ou o seu horário for alterado, serão efectuados reembolsos totais a todos aqueles que o desejarem.

Oferecemos preços especiais para aqueles com dificuldades económicas comprovadas. Se é esse o teu caso, por favor contata-nos.
Isto só é possível graças aos nossos doadores – faz um donativo!

FAQ e informação útil

De forma alguma. Este curso irá guiar-te através dos primeiros passos da prática de meditação, até às práticas e meditações mais avançadas e profundas.

De modo algum. Os temas e práticas do CEB são universais e não estão ligados a nenhuma religião em particular, mas estão abertos a todos.

Podemos melhorar continuamente a nossa capacidade de atenção, sabedoria e boas qualidades, reforçando estas qualidades mentais tal como podemos reforçar os nossos tríceps. Tal como com o nosso físico, a chave é a prática constante. Parte do treino do CEB envolve a aprendizagem de várias formas de meditação que apresentam um caminho sistemático que conduz a níveis de concentração mais profundos, mas que começam com o simples exercício de seguir a respiração.

Sim! Todos aqueles que completarem com sucesso o curso receberão um certificado de participação e de conclusão pelo professor e pelo Center for Human Flourishing. É necessária a presença em 85% das sessões.

Sim! Todos os participantes inscritos receberão um manual do curso, bem como vários documentos e fichas de trabalho que são necessários ou melhoram a sua experiência e resultados do curso.

Sim! Aqui está a bibliografia recomendada:
(alguns destes estão disponíveis em portugês)

Paul Ekman, Ekman, Emotions Revealed: Recognizing Faces and Feelings to Improve Communication and Emotional Life. New York: Times Books, 2003.

Paul Ekman & H.H. the Dalai Lama, Emotional Awareness: Overcoming the Obstacles to Psychological Balance and Compassion. New York: Times Books, 2008.

B. Alan Wallace, Genuine Happiness: Meditation as a Path to Fulfillment. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, 2005.

B. Alan Wallace, The Attention Revolution: Unlocking the Power of the Focused Mind. Foreword by Daniel Goleman. Boston: Wisdom Publications, 2006.

B. Alan Wallace, The Four Immeasurables: Cultivating a Boundless Heart. Ithaca, NY: Snow Lion, 2004 Publications, 2004.

Daniel Goleman, Destructive Emotions: A Scientific Dialogue with the Dalai Lama. Foreword by H.H. the Dalai Lama. 2000.

Daniel Goleman, Healing Emotions.

Culadasa (John Yates) & Matthew Immergut & Jeremy Graves, The Mind Illuminated: A Complete Meditation Guide Integrating Buddhist Wisdom and Brain Science for Greater Mindfulness. New York: Atria Books, 2015.

No início do curso, receberás os detalhes da reunião do Zoom que utilizarás para entrar em cada sessão. Na véspera de cada sessão, receberás também um e-mail de lembrete com esses mesmos detalhes.

Sim, serão sugeridos trabalhos de casa, que consistirão em práticas para fazer em casa ou durante o dia, exercícios, desafios, leituras, folhas de trabalho, ou uma combinação deles. Nenhum deles é obrigatório, mas altamente recomendado pelas razões explicadas abaixo. Sugerimos-te que guardes pelo menos 30 minutos por dia, mas o tempo que deves dispensar depende em última análise de ti, das tuas possibilidades e dos teus objectivos.

A intenção é não só rever as sessões anteriores e preparar as seguintes, mas mais importantemente, ajudar-te a trazer e pôr em prática na tua vida diária o que aprendemos e discutimos nas sessões. Isto é essencial para alcançares qualquer transformação real e duradoura, caso contrário os resultados das sessões sozinhas apenas tocarão a superfície e não terão qualquer efeito duradouro.

Não haverá entrevistas agendadas, mas ocasionalmente poderão ser marcadas entrevistas pessoais curtas, conforme necessário. Sessões individuais completas são oferecidas aos participantes com um desconto de 25% sobre o preço.

As sessões começarão na hora marcada e não haverá tolerância de tempo. Os participantes poderão entrar na sala 10 minutos mais cedo. Se tiveres de chegar atrasado, és sempre bem-vindo, no entanto recomendamos-te vivamente e pedimos-te que faças o teu melhor para chegares a horas, para não perderes partes importantes das sessões nem perturbares as sessões já em curso. Se chegares atrasado, certifica-te que entras com o microfone desligado, pois muitas vezes estaremos no meio da prática.

A vida acontece, nós compreendemos! Se tiveres de faltar a uma sessão, então tens de faltar a uma sessão – tenta avisar-nos antes, se puderes. No entanto, recomendamos que planeies com antecedência e faças o teu melhor para não faltares a nenhuma sessão, uma vez que são construídas uma sobre a outra, e os conceitos da anterior são essenciais para compreenderes os das seguintes. Por isso, a não ser que seja uma emergência, aparece!

Há a possibilidade disso, se todos concordarem!

Sim, podes! Mas recomendamos-te que uses o teu computador ou portátil para um melhor desempenho e experiência.

Sim, com certeza. Sem uma boa ligação à internet não vais poder beneficiar de todo do curso e vais perturbar a experiência dos outros. Recomendamos o uso de um cabo ethernet, se possível.

Deves estar num sítio sossegado e sem perturbações, como um quarto calmo em tua casa, e com uma boa ligação à Internet.

Sim! Todas as sessões incluem um intervalo de 10 a 20 minutos.

A natureza online das sessões traz consigo alguns desafios únicos. Para evitar confusões e melhorar a interação, pedimos-te:

  • Mantém o teu microfone desligado, excepto quando estás a falar activamente.
  • Mantém sempre o teu microfone desligado durante as práticas.
  • Levanta a mão quando tencionas falar e espera que o formador te chame.
  • Mantém o teu discurso curto e bom.
  • Usa o chat para comunicar qualquer informação menos relevante para o momento (como ir à casa de banho, ter de sair mais cedo, etc.).
  • Se tiveres alguma questão ou dúvida durante uma parte mais expositiva da sessão, toma nota e deixa-a para a discussão/Q&A.
  • Mantém a tua câmara ligada se e quando possível (não é obrigatório).
  • Evita distracções: não faças multitarefas, não trabalhes/navegues noutras janelas, não estejas no teu telefone.
  • Participa!

Se não for um participante registado, infelizmente não. Se quiseres fazer o curso em conjunto com outra pessoa, podes tirar partido do nosso desconto de 10% para grupos. Se algum de vós tiver dificuldades financeiras, por favor contate-nos.

O desconto de grupo é apenas para inscrições feitas em conjunto (ao mesmo tempo).

Tens uma questão diferente? Pergunta-a aqui!

Participa no Sorteio!

Estamos muito felizes por oferecer 1 lugar gratuito neste curso a um participante aleatório. Tudo o que pedimos em troca é que nos ajudes a espalhar a sua palavra aos teus amigos, família, colegas, e a todos os que aches que possam estar interessados nele! Quanto mais o partilhares, maiores são as tuas hipóteses de ganhar!

Nota: ainda podes participar e ganhar mesmo que não estejas inscrito no curso, mas as tuas hipóteses serão muito maiores se estiveres. No caso de ganhares, receberás um reembolso total.

Como funciona:

  • +1 entrada por cada rede social em que partilhes
  • +2 entradas por cada participante que referires
  • +10 entradas por estares inscrito

O sorteio termina a 14/12 às 23:59, e o vencedor será escolhido aleatoriamente com base no número de entradas, e contatado em privado posteriormente.

Loading...

Processing Order...

Please wait while we process your payment...

Please wait while we redirect you...

Login

Or login with:

Don’t have an account yet? Register here!

Subscribe our newsletter

Would you like to receive our news with inspiring posts, guides, upcoming courses and retreats, and more, plus exclusive offers and content, directly into your mailbox? We promise no spam, and you can unsubscribe anytime with 1 click.

We use cookies to ensure you have the best experience at our website. By continuing to use it you agree to its use and our Privacy Policy.

Hey! Before you leave...

Would you like to keep coming back?

If you found our work and content inspiring, you can stay updated about our posts, guides, courses and events, and receive unique offers and content by subscribing to our newsletter below!

You can unsubscribe at any time. By subscribing you accept our Privacy Policy and Terms of Service.